Uso do tempo é tema de artigo de Eugenio Mussak
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23/01/2018

Calendário Promocional ajuda varejista a aumentar as vendas


Uma das principais estratégias do varejo é aproveitar as datas sazonais para aumentar as vendas. No entanto, embora o calendário informe as melhores épocas para incrementar os negócios, é necessário investir em um planejamento para obter resultados mais satisfatórios.

Pensando nisso, o Flix do Varejo elaborou um Calendário Promocional 2018 (baixe aqui) para auxiliar os varejistas a trabalhar essas datas. Quais os produtos sazonais de cada mês? Quais as datas festivas e os melhores dias para o seu varejo? As respostas para esses questionamentos estão nesse calendário elaborado pelo Flix do Varejo, que traz ainda quatro etapas operacionais importantes nesse processo:

Dia de compra: com o objetivo de se preparar comercialmente falando, chegou o dia de comprar as categorias destacadas como sugestão de cada mês no Calendário Promocional.

Se prepare, decore sua loja: neste momento, utilize a criatividade e faça uma excelente exposição. Atente-se para precificar corretamente com padrões visuais bem chamativos.

Chegou o grande dia: nesta data tudo já estará pronto. Então, os holofotes estão no um atendimento nota 10, sempre reforçando de oferecer as ofertas vigentes.

Desmonte a decoração: Ahhh, chegou a hora de desmontar tudo. Faça esse trabalho com cuidado para aproveitar o material no próximo ano, além de fazer um levantamento de todas as sobras de campanhas para ações junto ao comercial.

Além das sazonalidades citadas no Calendário Promocional 2018, existem datas comemorativas especificas de cada região. Inclua esses períodos no material e imprima para ter acesso sempre que precisar.

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Pontos para reflexão
1. Mudança no hábito de consumo

Há 40 anos, o almoço era feito em família. As donas de casa tinham como preocupação manter a casa limpa e acompanhar o aprendizado das crianças na escola, enquanto o marido trabalhava para trazer dinheiro para casa. Os movimentos feministas começaram a reivindicar os mesmos direitos dos homens. Durante esse período, as marcas se desenvolveram e acompanharam a evolução das casas promovendo essa mudança de hábito. Há cerca de 15 anos, a sazonalidade do Dia das Mães era recheada de presentes como eletrodomésticos, linha branca, e utensílios do lar. A atualidade, os dados mostram que as mães migraram para a categoria de cuidados pessoas, celulares e eletro portáteis, por exemplo.

2. Cuidados com a exposição

Embora a comunicação interna seja pouco explorada no varejo de médio e pequeno porte, as grandes atuam ao contrário buscando atrair o cliente para o produto certo. Essa comunicação bem-feita pode interferir na tomada de decisão do consumidor por este ou aquele produto na área de venda.
Lembre-se que preço não é tudo e que seguir o Calendário Promocional significa loja está atualizada e com a sensação de estar sempre no clima para os consumidores.

3. Entender os papeis de shopper e consumidor

O shopper é fiel a loja e o consumidor a marca. Os dois são importantes, mas o departamento de categorias visa o shopper, procurando conhecê-lo e respeitando seu comportamento de compra.

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