Parceira da UMV é a melhor escola de negócios da América Latina
18/05/2018
Flix do Varejo fecha parceria com César Souza, autor de best-sellers
28/05/2018

Copa do Mundo será de oportunidade no crescimento das vendas

O maior evento esportivo do mundo futebolístico começa em um mês. Mais do que prender a atenção de milhões de brasileiros, a Copa do Mundo também merece ser vista com bons olhos pelo varejo uma vez que sinaliza grande oportunidade para aumentar as vendas.

De acordo com as estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mundial vai contribuir para um impacto positivo de mais de R$ 1,5 bilhão no faturamento do comércio varejista brasileiro. Caso seja confirmada, a previsão representará um aumento de 7,9% em relação às vendas registradas no período da Copa de 2014, quando foi sediada no Brasil. Na época, foi movimentado no varejo cerca de R$ 1,39 bilhão por conta do evento.

A pesquisa da CNC também identificou a participação regional no faturamento do varejo durante a Copa do Mundo. Conforme o estudo, 12 estados brasileiros devem concentrar 86% da receita em função da copa, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais acumularão os maiores resultados.

A expectativa é que o segmento de artigos de uso pessoal e eletroeletrônicos sejam responsáveis pelo maior faturamento (R$ 744,4 milhões). Em seguida, a entidade aponta os setores de vestuário e móveis.

Com a copa sendo sediada em outro país, os televisores ganham ainda mais destaque. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) espera vender 12,5 milhões de aparelhos de TV neste ano, fechando um aumento, em volume, de 10% em relação ao ano passado.

Não espere a bola rolar para se preparar!

Diante aos números otimistas para o período, o varejista também precisa fazer por onde e se preparar antes do início da competição internacional. A Copa do Mundo na Rússia começa no dia 14 de junho e vai até 15 de julho.

A analista de capacitação da Universidade Martins do Varejo (UMV), Kallina Vivas, participou do Quadro Flix Entrevista e deu boas dicas para o varejista sair ganhando com essa oportunidade.

Segundo a especialista, decorar o ambiente e deixar os funcionários no clima da época, explorando artigos e cores em verde e amarelo, são essenciais para atrair o cliente para dentro da loja. Além disso, é importante ficar atento a três importantes pilares para garantir o sucesso nas vendas.

“O varejista tem que ficar atento ao estoque, à exposição e à precificação nesse momento de empolgação e de vendas. Ficar atento aos detalhes na hora de estocar a mercadoria para não ser em excesso, mas também para garantir a mercadoria correta e adequada para o consumidor”, comentou.

A Copa acaba favorecendo todos os segmentos do varejo, inclusive o de alimentos. Os bares e restaurantes precisam incrementar o estoque para atender à alta demanda nos horários do jogo, por exemplo, e os supermercados precisam estar com o estoque apto para oferecer os produtos.

Os dois primeiros jogos do Brasil na Copa serão realizados no meio da semana e muitos não dispensam aquela bebida durante as partidas. Com isso, o setor de farmácia também pode se preparar para oferecer os chamados “kits ressacas” e atender a clientela.

Calendário

O Flix do Varejo também disponibiliza uma ferramenta exclusiva para assinantes com um calendário específico da Copa. Com ele é possível acompanhar as datas e horários de todos os jogos do campeonato e, ainda, permite ao varejista ter acesso a dicas eficientes para o negócio durante o momento sazonal. Quer saber mais? Clique aqui!

A Copa do Mundo está aí, mas ainda dá tempo de se organizar! Seja um assinante do Flix do Varejo e tenha acesso ao conteúdo exclusivo com a íntegra da entrevista.

Assine agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *