Flix do Varejo promove palestra online sobre eSocial
29/06/2018

Crises de liderança atrapalham o desempenho da empresa

Por trás do sucesso de uma empresa certamente está mais do que o faturamento, bom relacionamento e peças de marketing. Estão funcionários motivados, organização impecável e todos os processos funcionando perfeitamente. Mas para que tudo isso ocorra e os resultados sejam alcançados é necessário o mais importante: liderança.

Ser líder é definir bem os próprios objetivos e os da organização para transformá-los em metas claras para o restante da equipe. É ter aptidão para solucionar os problemas e conseguir gerenciar os funcionários de forma produtiva e estimulante.

A grande questão é que se ocorre crise da liderança – quando não há uma liderança preparada, responsável, dotada de princípios e valores corretos – todo o trabalho vai por água abaixo e o bom desempenho da empresa dificilmente será alcançado.

Muitas empresas têm o costume de ocupar cargos de liderança com qualquer funcionário sem sequer realizar um treinamento e capacitação para exercer a função. Ainda que muitos tenham aptidão para assumir tamanha responsabilidade, a qualificação se faz necessária para alcançar os resultados. E é sem elas que em muitas situações o líder não consegue driblar as adversidades e a crise é iniciada.

O líder tem o papel de influenciar os liderados de forma positiva, de inspirá-los, despertar a criatividade na equipe e não transmitir a sensação de descontrole aos funcionários quando alguma coisa dá errado. Um bom líder deve ser sempre participativo, mas, com humildade, reconhecer que nem sempre tem todas as respostas.

A comunicação deve ser a mais direta e transparente possível com o intuito de encontrar soluções imediatas e viáveis.

De acordo com o administrador de Empresas e MBA em Gestão Estratégica de Negócios, José Ricardo Mendes, o líder precisa compreender que sozinho ele não vai a lugar nenhum e muito menos leva a corporação longe.

“A liderança deve entender que não conseguirá nada sozinha e precisará envolver as pessoas para que o resultado aconteça. Vejo muitos líderes que ficam malucos para que as coisas aconteçam, mas não conseguem delegar funções, desenvolver novas habilidades em seus liderados, manter um ritmo constante de produtividade e, assim, vão se desgastando cada vez mais nessa tarefa árdua de liderar”, comentou.

Liderar sem crise é um desafio diário, mas o caminho fica mais fácil se o líder tem ao lado uma equipe competente e motivada, que possa confiar de olhos fechados, e que esteja desenvolvendo as atividades dentro de um ambiente de trabalho agradável. E isso cabe, principalmente, ao líder proporcionar.

O Flix traz na seção Artigos de Varejo um conteúdo explicativo sobre o tema “Crise nas lideranças empresariais” assinado por José Ricardo Mendes, com o intuito de orientar melhor as lideranças dentro das lojas e estimular a captação de novos líderes. Assine a ferramenta e tenha acesso a esse e outros conteúdos exclusivos.

Mais Artigos de Varejo disponíveis no Flix

Leia ainda sobre Gestão de Estoque e Fluxo de Caixa em Farmácias, Estratégias de Preços de Varejo, Indicadores de Gestão no Negócio e a série Tendências para o Varejo. Acesse agora www.flixdovarejo.com.br e se cadastre!

Assine agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *