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Equipe preparada faz toda a diferença na decisão de compra

O varejo enfrenta fortes mudanças no que se refere a informação que o consumidor recebe, consumidor esse que tem levado em conta mais fatores na hora de decidir o que levar para casa. Hoje, por exemplo, um dado repassado pode ser confirmado em apenas um clique utilizando o celular. Por isso, a equipe deve ser preparada para conhecer bem sobre os produtos e serviços ofertados. A segurança que o consumidor sente no funcionário da loja é um dos principais fatores de decisão de compra nos tempos atuais. Confira a seguir entrevista feita com Mara Martins, psicóloga com atuação na área Clínica e Organizacional no Varejo.

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Saber o que está vendendo é importante para que o consumidor tenha confiança. Como preparar os funcionários?

É muito importante. Os funcionários precisam estar em um processo constante de atualização, mas o desafio é criar ferramentas que façam ter vontade de buscar mais conhecimento como treinamentos atrativos, objetivos e que tenham campanhas de incentivo para utilização das ferramentas.

Um funcionário motivado ajuda no desempenho da atividade?

Ajuda e muito! A motivação é algo complexo de se criar em um funcionário, pois é muito individual, depende da decisão e interesse de cada um. Mas, podemos incentivar criando um ambiente favorável para que essa motivação tão importante aconteça. Como exemplo, é valorizar e dar condição, levando para os funcionários conhecimento, assim se sentirão seguros na execução de suas funções. Os clientes serão bem atendidos com sorriso e alegria. Algo que contagia a todos em volta.

É importante o aprendizado individual. Como fazer com que os funcionários tenham essa visão?

Nós vivemos em um mundo onde tudo muda de uma hora para a outra. O interesse dessa geração que está no mercado de trabalho muda muito rápido. Por isso, a importância de estarmos sempre conectados às novas tecnologias e saber utilizá-las a nosso favor. As plataformas que utilizamos têm sempre que trazer conhecimento de forma que se sintam em um ambiente descontraído, dinâmico e que traga informações importantes para seu trabalho e sua vida.

Há um avanço na tecnologia, mas robôs não vão proporcionar uma experiência de compra inesquecível para o cliente. Como atuar nessa mistura de tecnologia com atendimento?

Com o avanço das tecnologias o consumidor tem informação rápida, mas não tem o entendimento claro e imediato do que certo produto ou serviço pode proporcionar de melhoria na sua vida. O atendimento deve ser cada vez mais uma consultoria e não apenas uma relação de compra e venda. Este processo deve ser de transformar a experiência em algo customizado buscando entender o perfil e a necessidade de cada cliente. Por isso, pesquisar o cliente no momento da venda é tão importante. Os vendedores, além da simpatia, ótima abordagem e pesquisa, devem ter conhecimento não somente sobre as características dos produtos e sim informar os benefícios dos mesmos e serviços, e para tanto é necessário que sejam capacitados nos treinamentos com o objetivo de encantar o cliente e fechar bastante venda.

Manter-se no mercado depende de uma junção de fatores?

As empresas precisam vender cada vez mais para continuar no mercado. Contudo, ter uma estrutura física adequada não é o bastante para que se garanta boa venda. Temos que nos preocupar sempre em buscar formas de capacitação da equipe, para que os vendedores estejam sempre preparados para atender o público que está cada vez mais exigente e com mais informações. A tecnologia vem para ajudar nesse processo, mas deve ser usada com estratégia para que seja algo que traga resultados positivos e desenvolvimento para todos. Temos que unir conhecimento de produtos e técnicas de vendas, tecnologias e motivação para obter resultados surpreendentes.

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