De olho em uma oportunidade de trabalho no varejo?
09/02/2018
Novo e-book com dicas para montar uma loja de material de construção
20/02/2018

Indicadores de Gestão é tema de novo Artigo do Flix do Varejo

A gestão de um negócio precisa ser baseada em fatos e não em percepções. A maioria das empresas busca atingir a melhoria em seus resultados, mas muitas têm dificuldades em mensurar se isso realmente está acontecendo, pois não existem controles adequados e nem são estabelecidos processos que possibilitem tal verificação. Diante dessa situação é fundamental que se estabeleçam indicadores de desempenho para que a “melhoria” tão desejada se transforme em números confiáveis, que realmente vão levar a empresa ao sucesso. Como dizia Henry Ford “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”.

Mas afinal de contas o que é indicador de desempenho? É um poderoso instrumento de gestão que precisa estar orientado para a saúde operacional da empresa, ou seja, só se pode afirmar que um indicador é bom ou não quando ele melhorar o resultado operacional do seu negócio.

Para ficar mais claro, vamos considerar que o seu varejo quer aprimorar o resultado financeiro. Qual ou quais serão os indicadores a serem adotados? A loja poderá considerar apenas o faturamento como forma de melhoria, mas ao longo do tempo verá que outros indicadores deverão ser considerados para que a análise seja completa.

É preciso considerar os custos relacionados à produção ou comercialização de produtos, as despesas operacionais, a carga tributária que incide sobre a empresa, e qual o regime tributário mais adequado, apurando assim o lucro ou prejuízo ao longo de um período. Sendo assim poderemos ter uma visão mais apurada e mensurável para avaliar se a empresa está melhorando seus resultados financeiros ou não.

Mas como estabelecer esses processos no seu varejo? Na seção Artigos, no Flix do Varejo, você confere quais passos devem ser seguidos segundo José Ricardo Mendes, Administrador de Empresas com MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Assine agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *