Setor de Cuidados pessoais é tendência de consumo no mundo
16/11/2017
Seguro Empresarial para proteger seu patrimônio contra imprevistos
24/11/2017

Pesquisa avalia comportamento contratante X profissional do varejo

Apesar da tecnologia ser forte aliada nos processos de qualquer empresa, quando se fala na contratação de funcionários em lojas a indicação por conhecidos e os currículos impressos deixados nas lojas ainda são as principais fontes para captar candidatos. Isso é o que mostra a “Pesquisa de Hábitos e Comportamento do Varejo” realizada pela VAGAS.com em parceria com a Universidade Martins do Varejo (UMV).

Segundo a pesquisa apontou, 65% dos contratantes entrevistados optam pela indicação e 44% via currículos deixados no PDV. Os dados demonstram ainda baixa adesão de canais online na hora de captar mão de obra. A maioria dos lojistas (65%) consegue contratar um funcionário em até duas semanas. Clique aqui e baixe agora o Infográfico | Hábitos e Comportamento do Varejo.

O estudo também indica que 89% dos empresários assumem a função de Recursos Humanos e são responsáveis pela contratação da equipe. Apenas 6% dos entrevistados informaram terem um gerente ou encarregado para isso, enquanto que 5% contam com o departamento de RH.

“Ainda que os meios tradicionais para contratar sejam os preferidos do mercado, é recomendado que a empresa invista em treinamentos, equipe especializada de RH e sistemas tecnológicos para melhorar ainda mais esse método interno de captação de mão de obra. Assim surgiu o VAGAS Flix, solução online desenvolvida pela VAGAS.com que apoia os lojistas a recrutar e selecionar os melhores profissionais, mesmo que tenham pouco conhecimento no assunto”, diz Cristina Degani, do Marketing da VAGAS.com, destacando que a solução está disponível para assinantes do Flix do Varejo.

O outro lado

Por outro lado, as pessoas à procura de emprego veem o currículo impresso e a indicação de amigos como métodos eficazes para se achar trabalho, apesar de a maioria se inscrever nos sites de carreira. Outra informação relevante da pesquisa é que esses profissionais são mais conectados: 78% dos entrevistados usam o celular para procurar emprego e 41% o notebook.

A pesquisa

O levantamento foi realizado nos meses de maio e junho de 2017 com os clientes do Grupo Martins de vários segmentos e profissionais cadastrados no VAGAS.com.br e que tiveram experiência em seus currículos com trabalhos no varejo nos últimos cinco anos. Os entrevistados correspondem a todas as regiões do território nacional. Os dados revelam que há convergência em alguns pontos observados pelos dois públicos-alvo da pesquisa e, por isso, é importante alinhar os interesses e perfis para garantir uma contratação positiva.

VAGAS Flix

Em parceria com a VAGAS.com, que faz tecnologia para recrutamento e seleção, o Flix do Varejo oferece o VAGAS Flix, uma solução online de uso simples que apoia os lojistas a recrutar os melhores profissionais, mesmo que tenham pouco conhecimento de R&S. Esse serviço é incluído na assinatura e o varejista pode publicar até 5 vagas por mês. Com poucos cliques, o gestor da loja publica uma vaga sem precisar fazer descrição do cargo, já que a plataforma traz tudo pronto. Após a publicação, o VAGAS Flix faz todo o serviço de recrutamento e seleção sozinho sem a intervenção do varejista, publicando as vagas no www.vagas.com.br/supermercados, por exemplo. A própria plataforma seleciona os currículos mais aderentes à vaga, faz contato com os candidatos, recebe a candidatura de cada um e faz um ranking pelo perfil de acordo com o grau de relevância dos candidatos para a vaga publicada.

Assine agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *